Sunday, February 23, 2025 • 25 Shevat 5785 • כ"ה שבט ה' תשפ"ה |
A visita é franca, com horário de funcionamento de 2ª a 6ª-feira das 10h às 17hs. Endereço: Rua da Graça, 160, no Bom Retiro. Reservas de grupos: (11) 3811-1314 e-mail meimju@gmail.com
Essa semana (23/02/2016), São Paulo ganhou um novo espaço de cultura, o primeiro Memorial da Imigração Judaica do Brasil.
O Memorial tem um acervo muito interessante que recontam a história dos imigrantes judeus que chegaram ao Brasil e São Paulo, em diferentes períodos.
Em quatro andares, o museu exibe fotos, objetos, livros e documentos. Um deles data de mais de 250 anos e foi utilizado pelos imigrantes marroquinos como talismã.
Entre os itens expostos, destacam-se o livro "Diálogos de Amor", de 1580, escrito por Leon Yuda Abravanel, antepassado de Silvio Santos, e o Diário de Viagem de Henrique Sam Mindlin, da família Mindlin.
O local tem espaços interativos, que convidam o visitante, entre outras coisas, a conhecer os principais ritos e celebrações judaicas, como festas, casamentos, cerimônias de maioridade religiosa de meninas e meninos.
O Memorial da Imigração Judaica que, abre as portas ao grande público a partir de 24 de fevereiro de 2016, e mostra seu acervo que relembra a história das ondas migratórias dos judeus em mais de quatro séculos para o Brasil.
Vale a pena conhecer!