Sunday, February 23, 2025 • 25 Shevat 5785  • כ"ה שבט  ה' תשפ"ה

This item has pictures for men.

Chodesh Av - Explicações Conforme o Costume Chabad

Print  PDF

Chodesh Av - Explicações Conforme o Costume Chabad

Date: Friday, August 12, 2016 5:45 PM - Sunday, August 14, 2016 11:45 PM

Confira as leis conforme o Costume Chabad, para os Nove Dias do Mês de Av, e para quando Tishá B´Av coincide com o Shabat ou com o Domingo, 

Os Nove Dias

Quando começa o mês de Av, limitamos ainda mais nosso júbilo, a ponto de evitar qualquer coisa que possa nos alegrar. Assim, não plantamos árvores destinadas a dar sombra, ou somente pela sua beleza. Da mesma forma, não empreendemos qualquer construção ou projetos para reforma da casa apenas pelo luxo, como redecorar ou pintar a residência. Entretanto, se a pessoa não tem onde morar, pode construir uma casa neste período.
É proibido comprar, costurar, tecer ou tricotar novas roupas - mesmo se a pessoa pretende usar esta roupa somente após Nove de Av. Não se pode nem mesmo comprar uma roupa usada, se a compra for feita por causa de sua beleza. A proibição de adquirir uma roupa nova é mais rigorosa que vestir algo novo que foi comprado previamente.

Deve-se assinalar, entretanto, que estas restrições referem-se apenas a situações onde nenhuma mitsvá esteja envolvida. Com a finalidade de cumprir um mandamento - como por exemplo, adquirir roupa nova para uma noiva ou noivo, ou construir uma casa para eles - estas coisas são permitidas. Se houver motivo para temer que o preço da roupa subirá após Nove de Av, pode-se comprar quaisquer roupas que desejar, mas não se deve usá-las até depois de Nove de Av.

A partir de Rosh Chôdesh Av não se pode lavar roupas, mesmo se forem ser usadas até depois de Nove de Av. Se restar apenas uma muda de roupas, porém, estas podem ser lavadas após Rosh Chôdesh, até a semana que inclui Nove de Av.

Uma pessoa que transpire profusamente e precise mudar a camisa diariamente deveria preparar uma certa quantidade de camisas, e vestir cada uma delas por alguns instantes antes de Rosh Chôdesh. Poderá então usá-las durante a semana em que cair Nove de Av.

Além da proibição de terem o cabelo cortado, os adultos também estão proibidos de cortar o cabelo das crianças, começando a 17 de Tamuz, e de lavar as roupas dos filhos a partir de Rosh Chôdesh Av. As roupas de bebês, entretanto, podem ser lavadas - mesmo durante a semana em que cai o Nove de Av. Se possível, não se deve lavar grandes quantidades, e não se deve fazê-lo publicamente.

É proibido calçar sapatos novos a partir de Rosh Chôdesh. Entretanto, calçados adquiridos especialmente para o Nove de Av - como por exemplo, feitos de lona ou borracha - podem ser usados mesmo se forem novos.

Pode-se realizar um noivado durante este período, mas não é permitido realizar uma celebração com refeição festiva.

A partir de Rosh Chôdesh até depois de Nove de Av é proibido comer carne ou beber vinho, pois durante este período os sacrifícios e libações no Templo Sagrado cessaram. Pelo costume, esta proibição expandiu-se para incluir alimentos cozidos com carne. Entretanto, pode-se ingerir alimentos que foram preparados numa panela de carne. O costume sefaradita é manter este rigor apenas na semana que inclui Nove de Av. Em uma refeição festiva servida por ocasião de uma circuncisão, pidyon haben, bar mitsvá, ou na conclusão do estudo de um tratado talmúdico, etc. - pode-se comer carne e beber vinho.

Começando em Rosh Chôdesh, é costumeiro para os abatedores rituais deixar as facas de lado. Durante este período, são abatidos animais somente para pessoas doentes, ou para uso em uma refeição festiva.

Costuma-se não usar vinho, mas cerveja, para o serviço de Havdalá.

Começando em Rosh Chôdesh Av [segundo o costume sefaradita, começando com a semana que inclui Nove de Av], não se pode banhar o corpo inteiro - nem mesmo em água fria. Não nos banhamos em piscina, rio, ou mar. Entretanto, se Rosh Chôdesh cair numa sexta-feira, pode-se banhar em água morna em honra ao Shabat.

A proibição acima refere-se especificamente a banhar-se por prazer. Quem precisar banhar-se por razões de saúde - como uma pessoa que recebeu ordens do médico para banhar-se - ou um operário cujo trabalho o faça ficar sujo, pode fazê-lo durante este período.

Na sexta-feira antes de Shabat Chazon - o Shabat imediatamente anterior a Nove de Av - é proibido lavar o corpo inteiro, mesmo em água fria. Pode-se lavar o rosto, as mãos e os pés em água fria. Quem costuma se lavar antes do Shabat com água quente pode usá-la também nesta sexta-feira, mas apenas para lavar o rosto, as mãos e os pés.

Quem costuma imergir num micvê na sexta-feira, pode fazê-lo na sexta-feira do Shabat Chazon também. Entretanto, alguém que apenas ocasionalmente imerge às sextas-feiras, não deve fazê-lo nesta sexta-feira.

Shabat Chazon

O Shabat que precede Nove de Av é chamado Shabat Chazon, pois a Haftará lida neste Shabat é extraída do primeiro capítulo de Yeshayahu, que começa com as palavras Chazon Yeshayahu. Esta haftará é a última das três leituras dos Profetas que falam das calamidades que se abateram sobre Israel, e que são lidas antes de Nove de Av. Costuma-se chamar o líder da congregação para ler a haftará de Chazon.

O versículo - Como posso suportar sozinho o trabalho que me dais, a vossa carga e a vossa contenda (Devarim 1:12), encontrado na porção semanal da Torá lida neste Shabat, é costumeiramente cantado com a lamentosa melodia do cântico de Meguilat Echá. Em algumas comunidades, esta melodia também é usada para entoar a haftará inteira; em outras comunidades, esta melodia é usada apenas para os versículos de admoestação dentro da haftará.

Pode-se comer carne e beber vinho em todas as três refeições no Shabat Chazon, mesmo se coincidir com o próprio Nove de Av [neste caso o jejum é adiado até o dia seguinte]. Entretanto, seudá shelishit - a terceira refeição do Shabat - não deveria ser estendida até a noite, como é habitual nos outros Shabatot. Ao contrário, a refeição deve ser encerrada antes do pôr-do-sol.

Quando Shabat Chazon cai no dia que antecede Nove de Av, a Havdalá inteira não é recitada na conclusão do Shabat, ou seja, não recitamos a bênção sobre o vinho ou sobre especiarias. Ao contrário, apenas a bênção sobre a criação do fogo [borê meorê haesh] é feita. No encerramento de Nove de Av, são recitadas as bênçãos sobre o vinho e a bênção que diferencia entre o sagrado e o secular [hamavdil ben côdesh lechol]. Mulheres que não rezam Ma'ariv devem recitar Baruch hamavdil ben côdesh lechol no sábado à noite, antes de fazer qualquer serviço.

Quando Tishá B´Av Coincide com o Shabat ou com o Domingo

As regras a seguir aplicam-se todo ano no qual Tisha B’Av é observado no domingo – tenha caído originalmente no domingo ou se caiu no Shabat e o jejum foi adiado até a noite do sábado.


No Shabat, todas as exibições públicas de luto estão estritamente proibidas. Neste dia comemos, bebemos e nos alegramos como de costume – e até com mais intensidade.

Porém há duas exceções: a) Se o Shabat é realmente o 9 de Av, então relações conjugais estão proibidas (Isso é porque abster-se de relações não constitui uma exibição pública de luto. No entanto, ao contrário do próprio Tisha B’Av, quando todas as formas de intimidade são proibidas, neste Shabat somente são banidas relações conjugais. Esta proibição não se aplica se a noite da sexta-feira for noite de micvê.)
b ) Em todos os casos em que Tishá Be’Av é observado no domingo, é proibido estudar Torá começando com o meio-dia do Shabat (exceto aquelas seções da Torá que são permitidas de serem estudadas em Tisha B’Av). Assim, neste Shabat não recitamos o capítulo de Ética dos Pais como é costume em muitas comunidades nas tardes de Shabat no verão.

Não é feita a “refeição da separação” enlutada antes do jejum. Em vez disso, pouco antes do pôr-do-sol partilhamos uma suntuosa e alegre refeição pré-jejum. Deve-se tomar cuidado, porém, para que a refeição termine antes do pôr-do-sol.

Sentamo-nos em cadeiras de altura comum e usamos calçados normais até o cair da noite. Somente lavar-se, comer e beber estão proibidos a partir do pôr-do-sol.

A Havdalá é recitada na noite do domingo (Se houver uma pessoa doente que precise se alimentar durante o jejum, deve recitar a Havdalá antes de comer.)

Nas preces noturnas, é incluída a usual inserção de Atah Chonantanu do Shabat. A prece de Vihi No’am é omitida. Aqueles que não recitaram as preces noturnas devem dizer, antes de fazer qualquer atividade que seja proibida no Shabat: “Baruch hamavdil bein kodesh l’chol” (Bendito seja Aquele que separa entre o dia sagrado (do Shabat) e o mundano (dia da semana).

A certa altura da noite de sábado, acenda a vela Havdalá e recite a bênção adequada.

Sentamo-nos em cadeiras de altura comum e usamos calçados normais. Recite a Havdala na noite de domingo antes de comer – omitindo as bênçãos sobre o incenso e a vela. Se possível, o vinho ou suco de uva da Havdalá deve ser dado a uma criança – antes da idade de bar/bat mitsvá – para beber.

Se o Nove de Av cair no Shabat, neste caso o jejum é adiado até o dia Dez, e todas as restrições aplicáveis aos Nove Dias são observadas na noite posterior ao jejum, mas não se estendem até a manhã seguinte – o 11 de Av


Fonte: [ www.beitchabad.org.br ]

Location:

Worldwide

click image to enlarge

Comments

You must be logged in to comment this item

There are no comments for this item.

Rating

  Be the first to rate!

Recommend this to a friend
Bookmark and Share