Sunday, February 23, 2025 • 25 Shevat 5785 • כ"ה שבט ה' תשפ"ה |
Apareceu na mídia mundial: jogador israelense de futebol profissional, Itay Schechter, comemora o gol da vitória colocando a Kipá e recitando o Shemá Israel.
Autor do terceiro gol na vitória de 3 a 2 do Hapoel Tel-Aviv sobre o RB Salzburg, na Austria na última quarta-feira 18/08/2010 - 8 de Elul 5770 , pelos playoffs da Liga dos Campeões, o atacante Itay Shechter em meio a sua grande alegria colocou sua Kipá que estava guardada em sua meia e recitou do fundo do seu coração a prece de louvor a D'us 'Shemá Israel.
Após marcar o gol,o jogador retirou da meia uma kipá com o simbolo do clube, presente que recebeu de um torcedor no aeroporto, colocou a kipá sobre a sua cabeça e recitou o Shemá Israel.
O jogador Itay Schechter de 23 anos, recebeu do juiz da partida, o portugues Pedro Proença, o cartão amarelo por causa da comemoração. Já o jogador disse que não teve qualquer tipo de segunda intenção ao colocar a kipá e de forma alguma quis provocar.
A diretoria do Hapoel não deu indicações de que vai apelar contra o cartão que, pelo regulamento da Fifa, foi aplicado corretamente. A entidade proíbe manifestações religiosas durante as partidas e obriga os árbitros punirem quem ir contra essa norma.
No entando, o técnico do Hapoel, Eli Guttman, defendeu Itay Shechter. - Eu não tenho nenhum problema com atletas cristãos que fazem o sinal da cruz depois de marcarem. Então porque Shechter não pode orar como quiser? - argumentou Guttman.
Será que a moda pega? Ao menos 5 são os motivos porque usamos a Kipá, muito mais motivos para recitarmos o Shemá Israel duas vezes ao dia.
[Fonte: GloboEsporte, Contribuiu com a notícia: Eiran Kreimer]