Empresa israelense lança solução de criptografia de voz para Smartphones que utilizam a tecnologia Android do Google. Software transforma voz em pacotes de dados e os codifica; transporte é feito por redes 3G e sistema é impossível de ser grampeado, diz empresa.
A Gold Lock, fornecedora israelense de dispositivos de segurança em "grau militar" para comunicações móveis, anuncia o lançamento de seu software de criptografia de voz para a plataforma Android - a empresa já possuia aplicativos para Symbian, Iphone e Blackberry, além de softfone para computadores com Windows e Security Gateway para telefonia fixa/VoIP.
O aplicativo transforma a voz do usuário em dados, que são codificados e transportados via rede 3G até o outro aparelho, que também deve possuir o mesmo sistema. "É como se fosse uma conversa por messenger, mas usando a voz", explica Marcelo Copeliovitch, diretor da empresa no Brasil. O software também protege a transmissão de arquivos, SMS e instant messenger no smartphone.
De acordo com o executivo, o público-alvo da solução são entidades governamentais (como agências de segurança e polícias) e privadas que precisam de privacidade absoluta na comunicação.
Para ele, o poder de computação dos novos modelos da plataforma Android, com telefones que possuem processadores de 1 GHz, possibilitam rodar o aplicativo em menos de 1 segundo (carregamento, conexão e autenticação).
No entanto, a qualidade da comunicação depende de uma boa rede 3G, um problema em várias regiões do país. "Ele pode rodar até em EDGE, mas, abaixo disso, fica dífícil", diz o executivo. Segundo ele, o software utiliza poucos recursos do celular, e não afeta o desempenho do smartphone.
Outro ponto polêmico é que, de acordo com ele, não há como grampear o sistema - nem mesmo a Polícia Federal. "Mas, de acordo com estudos, uma porcentagem muito pequena usa esse tipo de aplicativo para atividades criminosas", diz o Copeliovitch. "Um delegado da PF disse em uma palestra que apenas 3,5% das operações deles exigiram o grampo telefônico", afirma.
Com cerca de 4000 licenças no país, o diretor diz ser difícil prever o crescimento para o ano que vem - pois isso depende também da expansão da telefonia 3G.
Os modelos já homologados para uso do sistema são Motorola Milestone, Motorola Milestone XT720, HTC Aria, HTC Evo, HTC DEsire, HTC Legend, Google Nexus One e Samsung Galaxy 5 i5500.
Por Renato Rodrigues, do IDG Now!
12/2010 - Fonte: Cambici - Camara Brasil Israel de Comercio e Industria