Sunday, February 23, 2025 • 25 Shevat 5785  • כ"ה שבט  ה' תשפ"ה

This item has pictures for men and women.

FOTOS: Grande Homenagem da Comunidade Judaica Carioca ao Ministro do Superior Tribunal Federal Luiz Fux

Print  PDF

FOTOS: Grande Homenagem da Comunidade Judaica Carioca ao Ministro do Superior Tribunal Federal Luiz Fux

Luiz Fux, o primeiro Judeu a ser nomeado como Ministro do Superior Tribunal Federal do Brasil, é homenageado pela Comunidade Judaica no Rio de Janeiro e, 03/04/2011.


FOTOS AO FIM DA NOTÍCIA

Luiz Fux (Rio de Janeiro, 26 de abril de 1953) é um jurista brasileiro, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e atual ministro do Supremo Tribunal Federal.

Com pai e avós judeus de origem romena, exilados pela Segunda Guerra Mundial, foi criado no bairro carioca do Andaraí. Estudou no Colégio Pedro II e formou-se em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1976, onde viria a ser também professor.


Após formar-se, começou a carreira jurídica como advogado da empresa Shell; foi posteriormente promotor de Justiça do Ministério Público do estado do Rio de Janeiro, por 3 anos, até ser aprovado em concurso para a magistratura.


Carreira Jurídica

Na advocacia privada, Fux foi advogado da Shell Brasil S.A. Petróleo, aprovado em primeiro lugar em concurso, de 1976 a 1978. De 1979 a 1982, foi Promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, nas Comarcas de Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Cordeiro, Cantagalo, Nova Iguaçu, Macaé e Petrópolis, aprovado em primeiro lugar em concurso público. Foi também curador de fundações, no mesmo período.

De 1983 a 1997, foi Juiz de Direito, aprovado em primeiro lugar em concurso, e exerceu atividades como nas comarcas de: Niterói, Duque de Caxias, Petrópolis, Rio de Janeiro (capital) e Registro Civil das Pessoas Naturais. Promovido por merecimento para o cargo de Juiz de Direito da Entrância Especial da 9ª Vara Cível do Estado do Rio de Janeiro. Durante esse período, exerceu a função de Juiz Eleitoral do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro na 13ª Zona Eleitoral e 25ª Zona Eleitoral Rio de Janeiro. Foi também promovido por merecimento para o cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Alçada do Estado do Rio de Janeiro.

Fux foi Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, de 1997 a 2001.


Ministro do STJ

Em 2001, foi o escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para ocupar o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça pelo terço destinado a desembargadores de Tribunais de Justiça, em vaga deixada por Hélio Mosimann, que se aposentara. Foi empossado em 29 de outubro de 2001.

Nomeação ao STF

Em 1º de fevereiro de 2011, foi indicado pela Presidente Dilma Rousseff para ocupar uma cadeira do Supremo Tribunal Federal, vaga desde agosto de 2010 com a aposentadoria do ministro Eros Grau. A indicação foi defendida pelos políticos Sergio Cabral Filho e Antonio Palocci. Em 9 de fevereiro de 2011 a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou por unanimidade a indicação de Luiz Fux para o Supremo Tribunal Federal. Em seguida, a matéria seguiu para o plenário do Senado que aprovou a indicação por 68 votos a favor, 2 contra e sem nenhuma abstenção. Em 11 de fevereiro, foi nomeado ministro do STF. Em 3 de março de 2011, às 16 horas, tomou posse como 11º Ministro da mais alta corte do Brasil.

[Fonte: Wikipedia]


PÚBLICO LOTA A SINAGOGA EM HOMENAGEM AO MINISTRO DO STF LUIZ FUX

Por: RUA JUDAICA de Osias Wurman


Os dois andares da Sinagoga Lubavitch do Leblon ficaram lotados na noite do domingo 03/04/2011/ A liderança judaica estadual, nacional e da América Latina estiveram presentes no evento. Também presentes um grande número de representantes da vida judiciária do Estado.

A representação da FIERJ e de seu Conselho Deliberativo estiveram ao lado dos representantes políticos da comunidade e do Estado de Israel.

A alegria da família FUX contagiou os presentes. Até o pequeno Patrick prestigiou o avô Ministro.


ORADORES


Rabino Yoshua Goldman, diretor do Beit Lubavitch, deu a benção ao Ministro Fux.


A seguir falou o Desembargador Federal Messod Azulay.

Rogerio Jonas Zylberstein, vice-presidente da RJZ/Cyrela falou em nome dos amigos.


Sarita Schaffel, Presidente da FIERJ, entregou a Fux uma escultura de um CHAI- VIDA.


Pela FIERJ falou seu diretor-jurídico Jacksson Grossman.

Osias Wurman, Consul Honorário de Israel no RJ e Claudio Lottenberg, Presidente da CONIB, antecederam o Ministro Fux.


O Ministro Fux emocionou o público com seu discurso humanista, judaico e profissional. Em alguns momentos Fux emocionou-se ao falar de seu saudoso pai Mendel Fux, Z’L, e da família.


Ao final uma dança chassidica acompanhada pelos rabinos presentes.


Fotos: Leonardo Goldfarb - Rua Judaica



Sensibilidade judaica à justiça e à caridade norteará ação de Luiz Fux


Por: Informe CONIB



“No judaísmo, justiça, além de ser um valor, significa também caridade. Pela Torá, o povo judeu tem o dom da caridade, o dom da doação. (...) Na Torá, estes valores também significam verdade, integridade e independência. Encontrei uma tríplice identidade nestes pilares”, declarou Luiz Fux, primeiro judeu a ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele foi homenageado pela comunidade judaica neste domingo, dia 3 de abril, na Sinagoga Beit Lubavitch, no Rio. O evento teve a presença de Claudio Lottenberg, presidente da Conib, Osias Wurman, cônsul honorário de Israel no Rio e Sarita Schaffel, presidente da Federação Israelita do Rio de Janeiro, além de empresários, autoridades e juristas ligados à comunidade judaica.

Ao jornal Bom Dia Rio, da Rede Globo, Fux afirmou: "É uma honra e uma grande responsabilidade [ocupar este cargo], porque você representa toda uma comunidade e é preciso exteriorizar, por meio das nossas manifestações, aquilo que os judeus, sensíveis com os valores da justiça e da caridade, esperam de um ministro da Corte Suprema".

“Pude encontrar na vida do ministro Luiz Fux experiências que me encheram de orgulho como brasileiro, como defensor do ideário democrático, como crente dos valores éticos e morais e, sobretudo, do conhecimento, e também na condição de judeu, o que nos aproximou num primeiro momento”, disse Claudio Lottenberg.

“O ministro é um técnico excepcional. Sua vida foi um caminho pavimentado para ocupar a posição que hoje lhe pertence e é uma conquista inspiradora para jovens que necessitam de boas balizas, para que cheguemos a uma sociedade melhor”, acrescentou.

"Para nós, judeus brasileiros, é muita alegria ver um dos nossos, filho de imigrantes, que escolheu o Brasil como pátria, ascender à casa maior das leis do Brasil", disse Osias Wurman.

Doutor em Direito Processual Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor titular na mesma universidade, Fux tem 21 livros publicados e participou da comissão de elaboração do novo Código de Processo Civil. Ele é filho de imigrantes judeus da Romênia, que fugiram da perseguição nazista.



VÍDEOS

REPERCUSSÃO NA MÍDIA


BOM DIA RIO (Apresentadora Mulher)

http://g1.globo.com/videos/rio-de-janeiro/v/luiz-fux-e- homenageado-pela-comunidade-judaica-no-rio/1476416/#/Bom Dia Rio/page/1




RJ TV (Apresentadora Mulher)

http://g1.globo.com/videos/rio-de-janeiro/v/luiz-fux-e-homenageado-pela-comunidade-judaica-no-rio/1476475/


[ Fonte: Rua Judaica Extra / 04-2011 ]


CONFIRA ABAIXO ALGUMAS FOTOS DO EVENTO.

FOTOS DO PúBLICO FEMININO EXCLUSIVO PARA MULHERES, MEDIANTE LOGIN!



click image to enlarge

Comments

You must be logged in to comment this item

There are no comments for this item.

Rating

  Be the first to rate!

Recommend this to a friend
Bookmark and Share