Os Utensílios também devem ser Kasher Le'Pessach, propícios para o uso durante o Pessach, vários dos utensílios de sua cozinha podem ser também usados durante os 8 dias de festa, mediante prévia Kasherização.
Quando da compra de utensílios novos para Pessach, os mesmos devem ser mergulhados na MIkvê de Utensílios antes de seu uso. Para reaproveitar alguns tipos de utensílios utilizados com Chametz durante o ano, Libun ou Hagalá devem ser feitos da forma correta. Conheça um pouco mais a respeito.
Resumo das Leis de Libun ("incandescência") e Hagalá ("esterilização")Todo e qualquer utensílio, previamente usado com alimento não-casher, necessita de casherização. Essa lei se aplica tanto ao utensílio empregado de forma contínua (se as leis de cashrut não eram mantidas anteriormente) ou se os utensílios usados foram comprados ou alugados de um não-judeu; também se o utensílio era casher e foi utilizado uma vez com alimento não-casher, ou se era para leite e foi usado com carne (ou vice-versa), e ainda se nele foi cozido alimento por um não-judeu, denominado bishul acum.
Também é necessário casherização dos utensílios usados durante o ano, para Pessach.
Todo e qualquer utensílio que precise ser casherizado não deve ser usado antes da casherização, nem mesmo para alimentos frios. Nunca deve-se deixá-lo junto a algum utensílio casher, para evitar confusão. É necessário casherizá-lo de imediato ou separá-lo. O mesmo deve ser feito com utensílios de funcionários não-judeus que, por ventura, possuam em casa.
Há algumas diferenças entre a casherização de utensílios que se tornaram impróprios por mistura de carne e leite e os que se tornaram não-casher devido a outros tipos de alimentos (como carne ou vinho não-casher). Por ser muito detalhada, a casherização deve ser realizada na presença de quem conheça as leis a fundo.
A seguir, algumas leis de casherização de utensílios (previamente usados com alimento não-casher) para serem usados durante o ano todo (para Pêssach rigores maiores são exigidos):
Utensílio de porcelana, cerâmica ou esmaltado não pode ser casherizado. Caso acarrete grande perda, um rabino competente deve ser consultado. Utensílio delicado que se estraga em contato com água quente não deve ser casherizado.
Utensílio de metal usado diretamente no fogo (espeto, fôrma de bolo, etc.) deve ser casherizado diretamente no fogo até ficar vermelho (libun ou "incandescência"). Outros utensílios, usados diretamente no fogo, como assadeiras refratárias ou de plástico (este último para uso de microondas) não podem ser casherizados.
Utensílio lavado com água quente ou usado para cozer alimento com líquido ou molho deve ser casherizado imergido em água em ebulição (hag'alá ou "esterilização").
Utensílio de vidro (com exceção do refratário) pode ser casherizado, por meio de hag'alá, para uso durante o ano todo (menos em Pêssach [para os Ashkenazim]).
A casherização de uma sopeira ou travessa grande (não usada diretamente sobre o fogo), utilizada com alimento quente, se dá com irui, i.e., vertendo-se água fervente e passando em seguida um ferro ou pedra incandescente para a água borbulhar sobre o utensílio.
Antes da hag'alá, o utensílio deve estar completamente limpo, isento de qualquer ferrugem ou sujeira e não usado durante 24 horas. Antes do libun esta restrição não se aplica.
Utensílio de metal que pode ser casherizado por hag'alá (ou irui), certamente pode ser casherizado com libun cal, i.e., aquecido até o ponto de um fio de tecido ou pedaço de papel que o tocar ficar chamuscado.
Utensílio com frestas ou orifícios, de limpeza impossível, deve-se fazer libun cal no local da sujeira e, em seguida, hag'alá.
Durante todo o processo da hag'alá, a água deve permanecer borbulhando. Por isso, depois de imergir o utensílio, o que pára momentaneamente a fervura, deve-se esperar até que grandes bolhas aflorem.
Durante a hag'alá, o utensílio deve estar completamente imerso em água fervente. Caso não caiba na panela de casherização de uma só vez, mergulha-se por partes.
Para casherizar vários utensílios juntos, a panela deve ser chacoalhada algumas vezes para que todos sejam envolvidos pela água e ainda reste espaço entre eles.
O utensílio que está sendo casherizado deve ser imerso na água fervente por alguns segundos para expelir as impurezas, e retirado enquanto a água ainda ferve. Em seguida deve ser enxaguado com água fria.
Para a hag'alá feita durante o ano (não a de Pêssach) pode-se usar uma panela casher, não necessitando de casherização posterior.
[ Fonte do Resumo das Leis e Conceito de Libun e Hagalá em http://www.chabad.org.br/mitsvot/cashrut/napratica/pratCasaCasher.html ]
Diversas Sinagogas e Instituições Judaicas do Brasil oferecem o Serviço de Libun e Hagalat Kelim coletiva, com o auxilio depessoas que entendem as leis.
Uma das Instituições que oferecem o serviço de Libun e Hagalá em São Paulo é a Congregação Mekor Haim em Higienópolis. Em 2011 apenas em periodos específicos da manhã e da tarde dos dias 13 e 14 de Abril de 2011. Para mais informações, consulte a instituição.