Sunday, February 23, 2025 • 25 Shevat 5785  • כ"ה שבט  ה' תשפ"ה

This item has pictures for men.

ISRAEL "Shabat Phones" para Assessores de Netanyahu: Permitem a Comunicação no Dia Sagrado de Descanso Judaico

Print  PDF

ISRAEL "Shabat Phones" para Assessores de Netanyahu: Permitem a Comunicação no Dia Sagrado de Descanso Judaico

Jerusalém - um dispositivo tecnológico recém adquirido pelo governo de Israel permitirá o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu falar com seus conselheiros religiosos durante o Shabat sem transgredi-lo. Veja como funciona.


O escritório de Netanyahu emprega o maior número de trabalhadores religiosos desde o estabelecimento do Estado de Israel em 1947-48 e a maioria de seus acessores que o auxiliam em questões estratégicas são Judeus observantes dos preceitos da Torá e das Mitsvot.


O Primeiro-Ministro encontrou agora uma solução para a comunicação com estes acessores durante o dia do Shabat quando se tratando de questões urgente e emergenciais. Ele adquiriu 12 Telefones especias para uso no Shabat conhecidos como SHABAT PHONES que permites às partes conversar sem transgredir o Shabat.


Entre os que receberam o aparato tecnológico Shabat Phone está o chefe do Conselho Nacional de Segurança de Israel Yaakov Amidror; O chefe do escritório do governo Natan Eshel; O gerente do escritório do governo Gil Shefer; O Conselheiro político Ron Dermer e o General Eyal Gabay, diretor do Escritório do Primeiro-Ministro.


Alguns integrantes da inteligência Mossad e Shin Bet observantes também ganharam estes dispositivos tecnológicos. O aparelho tem um custo estimado de NIS 1.119,00 o equivalente a USD 330,00 ou R$ 528,00 (valores aproximados em 07/2011).


O Telefone do Shabat foi criado pelo Zomet Institute que é especializado em adaptar equipamentos médicos e de segurança para o uso no Shabat. O dispositivo utiliza uma tecnologia especial: Um mecanismo especial que escaneia o telefone para identificação de atividade constantemente de forma automática. Desta maneira o usuário ao apertar um botão, ligar ou desligar o aparelhos ele não está diretamente utilizando o telefone. As ações elétricas do telefone só acontecem quando o scanner o faz de forma automática cancelando o aspecto eletrônico entre o usuário e o telefone.


Utilizar aparelhos eletrônicos no Shabat em situações em que se envolva perigo de vida são permitidos durante o Shabat. Por exemplo telefonar para uma ambulância, o regate dos bombeiros pelo 193 ou o Samu pelo 192 ou até mesmo a polícia em casos de segurança pelo 190 e até mesmo pegar um Taxi ou ligar o próprio carro quando realmente necessário. Entretanto deve-se sempre tentar "transgredir o minimo possível" o Shabat para Salvar uma vida.


O mesmo conceito se aplica quanto da utilização do Shabbat Phone em Israel, eles apenas podem ser usados pelos membros estratégicos so governo e da segurança e apenas em situações realmente emergencias que envolvam a segurança e a saúde da nação. Apesar de que nestes casos talvez fosse possível utilizar um telefone ou celular normal, o uso do Telefone do Shabat permite faze-lo sem efetivamente transgredí-lo.


Falar com o porteiro de edifícios através do interfone ou do viva-voz também é proibido no Shabat a não ser em casos que não ha outro jeito de comunicação e é para salvar vidas.


Para funcionar, o Shabat Fone é instalado em qualquer linha comum e pode se transformar em um telefone comum em apenas um click para uso durante os demais 6 dias da semana.


Se o usuário do Shabbat Phone percebe que a ligação não é urgente e que o assunto pode ser postergado para até após o término do Shabat, ele é recomendado a cortar a conversa até depois do Shabat, diz o Chefe do Instituto Zomet Rabino Yisrael Rosen, entretanto se o telefone já foi atendido não ha problema de transgressão ou profanação do Shabat uma vez que está falando através de um dispositivo já aberto em situação que envolva segurança e o salvar de vidas humanas.


[ Fonte principal: Ynet - http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4091811,00.html ; Rabinos locais também foram consultados sobre este assunto antes da escrita e postagem desta notícia. ]


click image to enlarge

Comments

You must be logged in to comment this item

There are no comments for this item.

Rating

  Be the first to rate!

Recommend this to a friend
Bookmark and Share