Sunday, February 23, 2025 • 25 Shevat 5785 • כ"ה שבט ה' תשפ"ה |
O site "Facegalt" é uma nova rede social em versão kasher. Parece-se muito com o Facebook, mas separa os perfis dos homens e das mulheres para respeitar princípios religiosos do judaísmo.
O site FACEGLAT, que tem atraído cerca de uma centena de pessoas por semana, permite aos judeus religiosos compartilhar fotos e informações pessoais que não serão visualizadas pelo sexo oposto. O Faceglat, disponível em hebraico e em inglês, foi lançado em Israel por Yaakov Swisa, um programador de 25 anos.
"As pessoas que temem a D's e se preocupam com a educação dos seus filhos não podem tolerar os anúncios e imagens que se vêem regularmente no Facebook", disse Swisa. Além disso, o programador diz que conhece pessoas que se deterioraram espiritualmente por causa de todo o tipo de conteúdo que eram publicados no Facebook.
Ele ainda não considera o Faceglat uma alternativa ao Facebook, mas sim uma opção mais "limpa" para aqueles que já estão lá. Obviamente, o Facebook recusou-se a comentar esta nova rede social. Em 2009, também foi criada uma versão kasher do Google, o "Koogle", lançado em hebraica para os judeus ortodoxos, mas que deixou de funcionar por falta de acessos.
[ Fonte: Pletz - http://www.pletz.com/blog/o-facebook-dos-judeus-ortodoxos em 13/10/2011 ]