Sunday, February 23, 2025 • 25 Shevat 5785 • כ"ה שבט ה' תשפ"ה |
GRANDES FESTAS 5772 - É costume Judaica utilizar o Mikve (banho ritual de purificação) na véspera das Festas Judaicas. Não foi diferente este ano, durante o dia inteiro a Mikve do Beit Chabad Central serviu a homens de todas as Kehilot.
Entre os Costumes da VÉSPERA DE ROSH HASHANÁ (extraido de Aish Brasil - http://www.aishbrasil.com.br/new/artigo_rosh.asp)
PREPARATIVOS ADICIONAIS ANTES DE ROSH HASHANÁ
PEDIR PERDÃO
Um componente importante da preparação de Rosh Hashaná é pedir perdão às pessoas que ofendemos, desonramos ou com as quais não agimos da maneira correta durante o ano anterior. Da melhor forma possível, queremos começar o ano com um estado de alma limpa e sem que ninguém guarde nenhum rancor contra nós. As pessoas também devem agir rapidamente perdoando àqueles que as ofenderam ou não as trataram corretamente.
HOMENS VÃO AO MIKVE
Muitas pessoas têm o costume de ir ao mikvé antes de Rosh Hashaná, depois do meio-dia. O mikvé, que tem o poder de purificar contra certos tipos de impurezas espirituais, é uma importante parte do processo de teshuvá.
Alguns têm o costume de ir ao cemitério na manhã de Rosh Hashaná e rezar na sepultura dos justos. Obviamente, não rezamos "para" a pessoa justa e sim só para D'us, que ouve nossas orações em mérito do justo.
ANULAÇÃO DE PROMESSAS
Na manhã que precede Rosh Hashaná (para Ashkenazim, Sefaradim costumam faze-lo na noita anterior), fazemos "Hatarat Nedarim" ou seja, anulação de todas as nossas promessas. Na Torá, dizer algo tão simples quanto "eu não comerei mais doces" pode ser considerado uma promessa ou juramento legal. Então, antes de Rosh Hashaná, anulamos quaisquer promessas, sendo elas feitas intencionalmente ou não. Isto é feito estando na frente de três homens adultos (ou 10, se possível), e pedindo para ser liberado das promessas e juramentos que foram feitos. O texto completo pode ser encontrado num Sidur ou no Machzor de Rosh Hashaná.
+ Costumes da VÉSPERA DE ROSH HASHANÁ ( extraido de Kolel Rio - http://www.kolelrio.com.br/datas/datas_hashana.asp )
VISITAR ENTES QUERIDOS NO CEMITÉRIO
- É costume em chodesh Elul, especialmente na véspera de Rosh Hashaná, visitar o túmulo de nossos entes queridos. Recitamos lá salmos (entre outros, os de número 28, 34, 90, 111, 112, 119, 130).
FAZER O ERUV TAVSHILIN (Quando o segundo dia de Yom Tov é colado com o Shabat)
- Eruv Tavshilin:
É proibido fazer preparativos ou cozinhar de um dia de Yom Tov para outro e também para shabat, e vice-versa. Quando Shabat coincide com o término da festa, começamos os preparativos do Shabat antes do começo do Yom Tov e continuamos no Yom Tov. Chamamos este procedimento de Eruv Tavshlin.
Para tal, costuma-se preparar na véspera da festa dois alimentos cozinhados como, por exemplo, pão, carne, ovo cozido e separá-los numa bandeja ou prato, e pronunciar a seguinte bênção:
“Baruch Atá A-Do-Nai E-Lo-Hei-Nu Melech Haolam Asher Kideshanu Bemitzvotav Vetzivanu Al Mitzvat Eruv”. (Bendito sejas Tu, Eterno nosso D-us rei do universo, que nos santificaste com os Teus mandamentos e nos recomendaste a mitzvá do eruv).
Depois da bênção, diz-se:
“Com este Eruv, está nos permitido cozinhar ou assar, voltar a aquecer ou acender (de outro fogo) e fazer todas as nossas necessidades no dia festivo para o Shabat”.
O Eruv deverá ser comido durante o Shabat (e não antes dele) preferivelmente na Seudat Shelishit (terceira comida do dia). Quem esqueceu de fazer Eruv Tavshlin, deve procurar o seu Rav durante o Yom Tov.
- ACENDER VELA DE 07 DIAS
- Uma vez que é proibido acender fogo no Yom Tov (somente é permitido transferir a partir de um fogo pré-existente), devemos deixar uma vela que dure pelo menos 2 dias acesa antes do horário das velas do primeiro dia da festa. Através dela podemos acender as velas do segundo dia do Yom Tov. As brachot do segundo dia são as mesmas do primeiro dia (tirando o trecho de Shabat, que é acrescentado quando o primeiro dia cai num shabat). Em algumas casas, há o costume de acender a vela de maneira contrária à feita no Shabat, fazendo a berachá antes e depois acendendo a vela.
Quando Shabat cair após o segundo dia de Rosh Hashaná, as velas de Shabat devem ser acesas até o horário indicado no calendário, a partir de uma chama pré existente (como a que foi deixada para acender as velas do segundo dia). No Yom Tov é permitido transferir fogo e aumentar uma chama, mas extinguir uma ou diminuí-la é proibido.
- ACENDER AS VELAS DE ROSH HASHANÁ
- Velas de Rosh Hashaná:
Verifique no calendário o horário para acendimento das velas do primeiro dia. Após este horário, caso o primeiro dia de Rosh Hashaná não caia num Shabat, as velas devem ser acesas a partir de um fogo pré-existente. No segundo dia, devemos acender as velas após o horário indicado no calendário.
A brachá recitada no acendimento de velas é:
1) “Baruch Atá A-Do-Nai E-Lo-Hei-Nu Melech Haolam Asher kideshánu bemitzvotav vetzivánu Lehadlik Ner Shel Yom Tov”
(caso o primeiro dia caia num Shabat, a brachá é: “Baruch Atá A-Do-Nai E-Lo-Hei-Nu Melech Haolam Asher kideshánu bemitzvotav vetzivánu Lehadlik Ner Shel Shabat veshel Yom Tov”)
E depois:
2) “Baruch Atá A-Do-Nai E-Lo-Hei-Nu Melech Haolam Sheecheianu Vekiemanu Vehiguiánu Lazman Hazê” – os sefaradim não recitam esta segunda brachá.
COM OS VOTOS DE SUCESSO,
BONS PREPARATIVOS,
SHANÁ TOVÁ!
Equipe Koshermap Brasil