Domingo 23 de febrero de 2025 • 25 Shevat 5785 • כ"ה שבט ה' תשפ"ה |
O Jovem Bar-Mitsvando começou uma forte amizade com os alunos da Escola Lubavitch nas Colonias de Férias Gan Israel.
Marcelo Zaltsman, de Camboriú, S. Catarina, festejou seu Bar Mitsvá no Shabat Parashat Behaalotecha, no Beit Chabad, após um ano de dedicados estudos junto ao Rabino Dubrawsky. com a participação de 14 amigos do Cheder Lubavitch de SP.
Marcelo, aluno desde sua infância do Beit Chabad Curitiba, vem participando de Colônias de Férias Gan Israel em SP e conquistou a amizade dos garotos do Cheder. Quando chegou seu convite aos colegas, alguns pediram licença à diretoria para poder viajar a Curitiba para prestigiar o amigo, que estaria lendo sua Haftará e oferecendo um Kidush em honra ao Bar Mitsvá.
O diretor do Cheder, Rabino Ilan Ende, ficou sensibilizado com este caso especial de um menino que mora numa cidade sem Sinagoga e vem viajando semanalmente para estudar e se preparar para assumir as responsabilidades de um jovem adulto Judeu.
O Rabino decidiu organizar-se para levar a turma toda de 14 alunos de avião para Curitiba no Paraná, acompanhada por outros dois professores, Rabino David Lancry e Daniel Frischmann para solidarizar-se com este jovem tão corajoso e determinado, durante o fim de semana de 28 a 30/05/2010.