Domingo 23 de febrero de 2025 • 25 Shevat 5785 • כ"ה שבט ה' תשפ"ה |
Durante o mês de Elul, é tradição Judaica escutar diariamente ao toque do Shofar, entenda o porque.
Segundo Maimônides, o Rambam, o som do Shofar é um chamado para a Teshuvá. Tshuvá significa retornar ao verdadeiro estado do seu ser. Como estamos nos aproximando do período das grandes festas, começamos a analisar o ano que passou para ver onde eventualmente tropeçamos e percebemos que por diversas vezes não permitimos à nossa alma ditar nossas ações, como deveria.
No mês de Elul, o mês que antecede Rosh Hashaná, começamos o nosso caminho de retorno à D-us, à nossa alma, para nosso verdadeiro ser. O som do Shofar representa o o choro sem palavras de nossa alma, alertando sobre a necessidade de sua liberdade da prisão do mundano e material.
Historicamente, nosso ato de escutar aos toques do Shofar no primeiro dia do mês de Elul remete ao passado onde neste mesmo dia, milhares de anos atrás, Moshe Rabenu (Moises) subiu novamente ao Monte Sinai para receber as Segundas Tabuas da Lei (Luchot Habrit). O Shofar é então soprado para lembrar aos Judeus para não se ‘corromperem’ novamente como o fizeram na primeira vez (com o episódio do Bezerro de Ouro).
Também sobre o Shofar está escrito que ele ‘Confunde o Satan’ sobre qual dia é o Rosh Hashaná e desta maneira evita-se sua negativa interferência para o Ano Novo. (Satan não representa um homem com chifres que ronda com um garfo gigante. ‘Satan’ em hebraico significa “bloquear” ou “empurrar”. ‘Satan’ é a força do negativo criado por D’us para criar um desafio e ‘bloquear’ o nosso caminho através de empecilhos, para cumprirmos com os seus mandamentos. O Som do Shofar desperta em nos o compromisso pré-verbal que bloqueia a voz da escuridão).
Que possamos escutar o Shofar durante o mês de Elul (com exceção aos dias do Shabat) e termos o mérito e força para retornar ao nosso verdadeiro ser, auxiliando nossa Alma de atingir os seus objetivos.
[Nota do Editor: Tocar o Shofar durante o mês de Elul é um costume da tradição Judaica e por este motivo não se recita a Benção do Shofar].
Referencias:
- Mishne Tora, Leis de Teshuvah 3:4
- Tur Orach Chaim, inicio das leis de Rosh Hashana, Capitulo 581
- Números 22:22
Para escutar os toques do Shofar pelo computador, clique aqui: http://www.chabad.org.br/biblioteca/audiovideo/mp3/shofar.mp3
Atenção: Escutar através deste link não é considerado o Toque do Shofar, é apenas um referencial.
[Fonte: Adaptado de AskMoses.com, do texto elaborado por R’ Yossi Marcus]