Domingo 23 de febrero de 2025 • 25 Shevat 5785 • כ"ה שבט ה' תשפ"ה |
Após ficarem soterrados por 69 dias, os 33 chilenos conseguiram ser resgatados um a um através de uma pequena cápsula. Um milagre fruto das Tefilot de pessoas do mundo inteiro.
Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina San José, em Copiapó, no Chile deixou 33 trabalhadores (com idades entre 19 e 63 anos) presos em uma galeria a quase 700 metros de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos por meio de um bilhete enviado à superfície. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança.
A escavação do duto que alcançou os mineiros durou 33 dias. O processo terminou no Shabat (sábado), quando os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estão. Concluída esta etapa, as equipes de resgate decidiram revestir o duto - ainda que parcialmente - para aumentar a segurança antes de retirá-los. Os trabalhadores são içados dentro da cápsula Fênix II, que tem 53 cm de diâmetro. Durante todo o percurso de subida, eles têm suas condições de saúde monitoradas, usam tubos de oxigênio e se comunicam com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes.
Florencio Avalos, de 31 anos e secundo em comando foi o primeiro a ser resgatado dentro da capsula em uma viagem que dura entre 15 e 20 minutos.
Aprendemos que quando em situação de desespero, abrimos nosso coração para D-us pedindo para que ajude a liquidar a situação de aperto, porém podemos rezar e pedir a D-us em todos os momentos e instantes do nosso dia a dia, criando uma importante e significativa conexão com D-us em nossas vidas.
Confira as imagens em vídeo do primeiro salvamento do mineradores da mina.