Domingo 23 de febrero de 2025 • 25 Shevat 5785 • כ"ה שבט ה' תשפ"ה |
Cohen, Levi, Israel - O que são, de onde vieram e o que significam estes títulos do Povo de Israel?
Quando a Torá é lida, um Cohen é chamado para fazer as bênçãos sobre a leitura da primeira porção. Depois um Levita é chamado para a segunda porção. Só aí um Israelita (Israel) pode ser chamado para as porções restantes a serem lidas. A um Cohen, normalmente, é dada uma honra maior ou precedência antes de um Levita ou Israel. O que significam estes títulos e de onde vieram?
A História Judaica se iniciou com nosso antepassado Avraham (Abraão). Seu filho Ytschak (Isaac) continuou suas tradições e passou-as a seu filho Yaacov (Jacob). Yaacov teve 12 filhos: Reuvên, Shimón, Leví, Yehuda, Zevulún, Issachár, Dan, Gad, Ashér, Naftali, Yossef (José) e Biniamin.
Deles saíram as 12 Tribos de Israel. Por causa de uma bênção especial de Yaacov a Yossef, sua porção foi passada a seus dois filhos, Efraim e Menashê, que foram então elevados ao mesmo nível dos irmãos de Yossef. Portanto, na realidade, houve 13 Tribos!
Até a transgressão do Bezerro de Ouro, os primogênitos eram os designados para as atividades sagradas no Mishcán, o Santuário Portátil no deserto. Durante a transgressão, entretanto, nenhum membro da Tribo de Leví idolatrou o Bezerro de Ouro e, daí para frente, o Todo-Poderoso substituiu os primogênitos pela Tribo de Leví para servi-Lo no Santuário (Bamidbár 3:11-12). Leví tinha três filhos: Guershón, Kehát e Merarí. Os trabalhos do Santuário (montá-lo, desmontá-lo, carregá-lo, as canções rituais e a ajuda aos Cohanim) foram divididos entre estas três famílias.
Moshe e Aharon eram irmãos, descendentes de Amrám, o filho de Kehát. Moshe era o líder do Povo Judeu no deserto. D’us designou Aharon como o Cohen Gadól (Sumo Sacerdote) e ordenou que todos seus descendentes seriam Cohanim (sacerdotes). Os Cohanim eram os sacerdotes que realizavam as atividades práticas dentro do Mishcán e, mais tarde, no Templo Sagrado de Jerusalém (Beth Hamikdash).
Durante os 40 anos no deserto, o Povo Judeu viajava de acordo com suas Tribos. Quando entramos na Terra de Israel (1273 a.e.c.), cada Tribo recebeu um território específico (exceto a Tribo de Leví, que recebeu algumas cidades específicas para viverem). Após a divisão do Reino de Israel em dois (Reino de Yehuda e Reino de Israel), depois da morte do Rei Salomão, os Assírios conquistaram o Reino de Israel em 722 a.e.c. e exilaram as 10 Tribos que lá viviam. Desde então, não se ouviu mais falar das 10 Tribos e os Judeus só conseguem traçar sua linha genealógica para os Cohanim e os Levitas. O restante de nós recebe a designação de “Israelitas (Israel)”, pois não sabemos de que Tribo descendemos.
Como se pode descobrir se se é Cohen ou Leví? Se não puder perguntar a seu pai ou avô, então pode pesquisar nos registros genealógicos, procurando por certidões de casamento ou registros oficiais. Se a pessoa sabe onde os antepassados de seu pai estão enterrados, pode checar se há inscrições no túmulo.
Às vezes no túmulo de um Cohen estão gravadas duas mãos com seus dedos abertos, maneira pela qual os Cohanim abençoavam o Povo Judeu. No túmulo de um Levita, às vezes está gravado o desenho de uma caneca, simbolizando o serviço dos Levitas ao enxaguarem as mãos dos Cohanim antes que estes abençoassem o Povo Judeu. Além disto, pode-se sempre aguardar pelo Profeta Eliáu, que precederá o Mashiach (Messias) e que será capaz de nos informar nossa verdadeira linhagem tribal.
[ Fonte: Semanário Mehor Hashabat Fax de Rabino Kalman Packouz, Av 5771 Agosto 2011, meor18@terra.com.br ]