Domingo 23 de febrero de 2025 • 25 Shevat 5785 • כ"ה שבט ה' תשפ"ה |
A cerimônia de Hatarat Nedarim, Anulação de Promessas, anula qualquer promessa não cumprida por esquecimento ou força maior. É realizada antes de Rosh Hashaná para que o ano novo reinicie sem conexão com qualquer falha do passado.
Conforme a tradição Sefaradi, ATARAT NEDARIM é recitada três vezes antes de Rosh Hashaná sendo a primeira vez 40 dias antes de Rosh HaShaná (ainda no mês de Menachem Av), a segunda vez na última noite do ano judaico e a terceira vez na noite anterior a Yom Kipur além do Kal Nidrei no início de Yom Kipur.
Já os Ashkenazim recitam a Anulação das Promessas na manhã da véspera de Rosh Hashaná, após Shacharit e antes do meio dia (metade do dia) além do Kol Nidrei com o início de Yom Kipur.
Na última noite do ano de 5771(em 2011) Sefaradim do mundo inteiro recitam em suas comunidades o 2º Atarat Nedarim, sendo neste anos no dia 27/09 - 28 de Elul 5771 e participam desta importante tradição judaica.
Atarat Nedarim (Anulação de Promessas) é recitada perante três homens (de preferência perante dez homens), que são considerados "juízes":
(Tradução Livre do Texto da versão Ashkenazi - Chabad.org.br)
"Ouçam por favor meus senhores e juízes:
De toda e qualquer promessa que fiz, proibição que aceitei ou compromisso que assumi [sem declarar na hora que não teria valor de promessa irrevogável], tanto os de que me lembro como os de que não me lembro, e que não cumpri por esquecimento, me arrependo e peço diante dos senhores a anulação desses compromissos. embora pela lei a pessoa que está pedindo anulação de promessas deva enumerá-las detalhadamente, essa explicação detalhada se torna impossível, por elas serem muitas. em vista disso, peço o favor de considerar todas como se tivessem sido por mim detalhadamente enumeradas."
(Aqui os juízes respondem (três vezes) o texto oficial em hebraico impresso no Sidur,) e o declarante continua:
"Declaro perante os senhores que, desde já, me arrependo de todas as promessas que farei a partir de hoje, das quais porventura venha a me esquecer; que sejam desde já anuladas e tornadas sem efeito."
(Os "juízes" respondem o texto oficial em hebraico impresso no Sidur.)
[ Fonte: Koshermap Brasil com informações extraidadas de http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/618860/jewish/Pedido-de-Anulao-de-Promessas.html ]