Domingo, 23 de fevereiro de 2025 • 25 Shevat 5785  • כ"ה שבט  ה' תשפ"ה

This item has pictures for men.

Mekor Haim: Leis e Costumes de Tisha Beav e a Partir de Rosh Chodesh Av

Print  PDF

Mekor Haim: Leis e Costumes de Tisha Beav e a Partir de Rosh Chodesh Av

Resume de "Leis e Costumes de Tish’á Beav e a Partir de Rosh Chôdesh Av" em informativo da Congregação Mekor Haim, Julho de 2015.


Leis e Costumes de Tish’á Beav e a Partir de Rosh Chôdesh Av


1. A partir de Rosh Chôdesh Av é proibido comprar, fazer ou usar roupas novas, mesmo que não seja necessário fazer sobre elas a berachá de “Shehecheyánu”.


2. É proibido o consumo de carne e vinho, exceto Shabat e na Havdalá. Os sefaradim não consomem a partir de 2 de av até o fim do dia 10 de av (há também outros costumes). Os ashkenazim não consomem a partir de Rosh Chôdesh Av até chatsot (o meio do dia 10 de av). Os ashkenazim procuram, para tomar 86ml do vinho da Havdalá, uma criança menor de bar mitsvá que já saiba para Quem se faz as berachot mas ainda não entende o luto da Destruição do Templo. Caso não encontrem, o oficiante bebe o vinho.

3. As cinco proibições do Yom Kipur vigoram em Tish’á Beav: comer e beber; calçar sapatos de couro; usar cosméticos, perfumes, untar-se com óleos; lavar-se e relações conjugais.

4. Em Tish’á Beav deve-se sentar no chão ou em banquinhos que estejam a menos de 30 centímetros do chão, até depois de chatsot (meio do dia de Tish’á Beav).

5. É proibido estudar Torá desde chatsot (meio do dia) da véspera de Tish’á Beav até o fim do jejum, exceto os trechos do Nach e do Talmud ligados com a destruição do Templo. Neste ano, que Tish’á Beav cai no domingo, é permitido estudar Torá no Shabat depois do meio do dia, mesmo os trechos que não se pode estudar em Tish’á Beav.

6. Netilat yadáyim na manhã de Tish’á Beav e sempre que sair do toalete em Tish’á Beav é feita somente até a primeira falange (a distal) da mão, ou seja, até a base dos dedos, e não até os punhos, como de costume.

7. Não se diz a berachá de “Sheassa Li Col Tsorki” em Tish’á Beav.

8. Os sefaradim colocam talet e tefilin de manhã em casa antes de Shachrit. Recitam Keriat Shemá e Cadesh Li. Depois dirigem-se à sinagoga para rezar com o público toda a tefilá. Voltam a colocar talet e tefilin em Minchá com berachá, recitando novamente o Shemá. Os ashkenazim colocam os tefilin somente em Minchá.

9. Na Amidá das três tefilot de Tish’á Beav os sefaradim acrescentam na berachá de Shomea Tefilá o trecho “Anênu” (tomando cuidado de não acrescentar a berachá de “Haonê Leamô Yisrael Beet Tsará”). Os ashkenazim acrescentam somente em Minchá.

10. Na berachá “Tishcon Betoch Yerushaláyim Irechá” da Amidá de Minchá de Tish’á Beav acrescenta-se o trecho “Nachem”, que termina com “Baruch Atá Hashem Menachem Tsiyon Bevinyan Yerushaláyim”.

11. Em Tish’á Beav não nos cumprimentamos uns aos outros. Devemos justificar nossa atitude para aqueles que desconhecem esta halachá, para que não se ofendam.

12. O início do taanit neste ano será no sábado, dia 25 de julho, às 17h40m, e seu fim no dia 26 de julho às 18h10m.

Tizcu Benechamat Tsiyon

click image to enlarge

Comentários

Para comentar, você deve estar registrado em Login

Não há comentários aprovados até o momento

Avaliação

  Be the first to rate!

Recomende a um amigo
Bookmark and Share