Domingo, 23 de fevereiro de 2025 • 25 Shevat 5785  • כ"ה שבט  ה' תשפ"ה

This item has pictures for men.

Rabino Tuvia e a Fórmula Secreta da Coca-Cola Kasher, como tudo começou...

Print  PDF

Rabino Tuvia e a Fórmula Secreta da Coca-Cola Kasher, como tudo começou...

Nem sempre a Coca-Cola foi considera Kosher, tudo começou no início do anos 1910 - 1920 quando descobriu-se que a versão original da Coca-Cola possui em sua composição Glicerina Animal, um produto não Kasher.

Antes de iniciar a reprodução e adaptação da reportagem,vale ressaltar que vários Rabinos e Comunidades em outros paises que nao os E.U.A. e Israel onde a Coca-Cola tem Supervisão comprovada Kasher ou Kosher, como por exemplo no Brasil, por não conhecer a formula local e por temer alteraçoes no processo e/ou ingredientes nestes paises, optam por sugerir ou proibir a seus membros em suas comunidades e instituições para que não consumam o produto, uma vez que a FEMSA, empresa da Coca-cola no Brasil nao liberou a formulaçao completa (listagem completa contendo todos os ingredientes, em meio a uma lista grande de ingrediantes para despistar sobre a formulação total e ainda assim obter o certificado Kasher) `as autoridades Rabinicas locais.


Alguns exemplos de variaçao em formulaçao entre paises que produzem a Coca-cola esta na glicerina animal (que é derivada de animal não Kasher) utilizada nas latinhas de Coca-cola afim de evitar a corrosão devido a sua forte acidez, e o suco de uva que as vezes pode integrar em sua composição, sendo este suco 100% não Kasher por se enquadrar na proibiçao da Torá de consumir Yain Nessech como em alguns paises da europa.


Isto esclarecido, inicia-se a matéria >>



- Rabino Tuvia e a Coca-Cola Kasher, como tudo começou...

Uma cerimônia em homenagem aos 40 anos de falecimento do Rabino Tuvia Geffen foi realizada em Israel.

Este Rabino ortodoxo, que sempre conseguiu encontrar soluções criativas para suas questões, marcou época e deixou seu nome na história do mundo Kasher. Como sabemos, a Coca-Cola, um dos símbolos americanos mais conhecidos do mundo, tem sua fórmula secreta guardada a sete chaves, porém, durante muitos anos, uma das únicas pessoas em todo planeta que sabia sua fórmula, era justamente o Rabino Tuvia Geffen - o homem que transformou a Coca-Cola em um produto Kasher.

Rabino Geffen nasceu em Kovno, Lituânia, no dia 1 de Agosto de 1870. Estudou na Yeshivá de Kovno e Grodno e se tornou Rabino formado pelos seus mestres R.Tzvi Hirsch Rabinowitz de Kovno e Rabino Danishevsky de Slobodka. Casou-se com Sarah Hene Raninowitz em 1898. Teve 8 filhos e seu casamento durou 63 anos.

Em 1903, após o progrom em Kishniev, R.Geffen e sua família foram morar em New York, Nova Iorque, onde se tornou rabino em Canton, Ohio, e depois de alguns anos, optou em se mudar para Atlanta, onde o clima era mais agradável (e por sinal, a sede mundial da Coca-Cola).

Trabalhou na organização Sheerit Israel, até Fevereiro de 1970. Sua filha Helen estava estudando química alimentar na Universidade da Geórgia, quando, como parte de seu projeto, resolveu analisar a composição da Coca-Cola.

Encontrou em sua fórmula glicerina de origem animal. Alguns rabinos na época já autorizavam o consumo da Coca-Cola como produto Kasher, muitos devido a regra facilitadora de Batel Beshishim 1/60, onde se considera quando da existemcia de uma parte não kasher para 60 partes kasher, validada para o consumo (exeto exceções) , e outros a aprovaram Kasher por não saber da presença da glicerina na fórmula.

Quando o rabino Geffen escutou de sua filha a respeito da glicerina de origem animal ficou muito preocupado, e viu que ali havia um problema, já que a regra de 1/60 somente se aplicaria caso esta parte não kasher se misturasse de forma acidental com as outras 60 partes kasher, mas sendo feito a mistura de forma intencional, todo o produto seria considerado como não kasher mesmo se a mistura fosse 1/1000 partes ou superior.

O Rabino de imediato entrou em contato com o Sr.Harold Hirsch, um grande empresário e líder comunitário em Atlanta. Harold se encontrou com o Sr. Asa Candler, um dos fundadores e donos da Coca-Cola. Muito antes do mundo se tornar tão globalizado, o sr. Candler já sonhava em ter seu produto vendido em todos os países do mundo. Ao escutar sobre o problema, Mr. Candler disse: Se todo o mundo vai tomar Coca-Cola, não quero que exista um grupo, o grupo dos Judeus que deixem de tomar meu produto, todos devem ter a chance de tomar Coca-Cola". Sr. Candler chamou seus diretores e disse: "Quero que vocês por gentileza acompanhem o rabino e resolvam este problema o quanto antes".

Rabino Geffen teve diversas reuniões com executivos e químicos da Coca-Cola, assinou um termo de confidencialidade "segredo de Estado" com a empresa e passou a ter acesso a fórmula secreta do produto. Como resultado, a Coca-Cola desde então aceitou substituir a glicerina de origem animal por um outro produto Kasher (não de origem animal), e também substituir derivados de milho, para que pudesse existir a opção de Coca-Cola Kasher para Pessach.

Após estas mudanças, a Coca-Cola se tornou oficialmente Kosher nos Estados Unidos, Israel e outros países.

De uma história como esta podemos ver que quando um judeu decide que quer comer Kasher e assume com orgulho sua opção, os outros, inclusive os não-judeus, não somente respeitarão a sua decisão, como inclusive darão apoio e ajuda para que a comida Kasher não seja um obstáculo para reuniões de negócios, encontros sociais, festas e eventos.

[Fonte: Adaptado de Rua judaica em artigo editado por Fernando Bisker, adaptada do Jerusalem Post - Fevereiro de 2010]

click image to enlarge

Comentários

Para comentar, você deve estar registrado em Login

Não há comentários aprovados até o momento

Avaliação

  Be the first to rate!

Recomende a um amigo
Bookmark and Share