Domingo, 23 de fevereiro de 2025 • 25 Shevat 5785 • כ"ה שבט ה' תשפ"ה |
Um resumo do material que circulou pela mídia em Israel sobre o alistamento militar entre os religiosos, por Marcel Berdichevsky, nosso correspondente em Israel.
Uma pesquisa revela que a quantidade de oficias com perfil religioso se encontra em ascensão, e o Exercito aceita esta realidade!
Os dados mostram de 2,5% dos oficiais da infantaria (a mais prestigiosa do exercito) em 1990 , saltou para 31,4% em 2007 o número de religiosos no exercito. O que não dizem claramente as estatísticas são os motivos e os responsáveis por isso!
Aqui cabe a nossa intervenção e contar para vocês judeus da diáspora o fatores envolvidos. Este trabalho vem sendo feito há mais de 20 anos. Yeshivot Hesder, seguidoras dos partidos filliados ao Mizrachi e representante dos movimentos sionistas religiosos, formaram nestes últimos 30 anos soldados com motivação superior a maioria dos outros soldados, com alto nível de serviços voluntários no exército.
De fato uma grande revolução! Mas nos últimos 20 anos a revolução começou a ser mais apurada, pois estes soldados bachurei yeshivot que dividem seus 5 anos entre serviço militar e estudos de Torah, na maioria não podiam se dedicar a carreira militar ou cursos de oficiais que acarreta mais tempo no exercito. Para esta nova realidade surgiram as Mechinot Kdam Tzvai – Yeshivot preparatórias pré-exercito.
Nelas os jovens estudam a Torá de 1 a 2 anos antes de começar o serviço militar e depois entram para 3 anos contínuos no exercito, e neste período tem a disponibilidade de seguir carreia de oficial como os outros.
Aqui esta o segredo do sucesso, soldados com grande temor a D-us, Shomrei Mitzvot, Bachurim com estudos de Torah, Emunah, Amor a Eretz Israel, acabam se tornando excelentes soldados, motivados e dedicados. E estas mechinot estão em fase de crescimento (quando se consegue apoio financeiro do Estado, ou de particulares, e ainda são poucas estas ajudas!)
Confira nas imagens:
- Soldados vindos das escolas e yeshivot do mundo sionista religioso, recebendo suas vestimentas em seu primeiro dia na base de alistamento.
- Aguardando os próximos passos em direção a Defesa espiritual e física do Povo Judeu. Grande parte destes servirão na infantaria, paraquedistas, tanquistas e os melhores acabam entrando em grupos de elite.
- Nesta sala de recordação aos soldados caídos de uma das mechinot com a visita do ultimo chefe das forcas do exercito e o rabino chefe desta mechina (Eli).
Este um parágrafo dedicado ao alistamento entre os judeus haredim, a maioria deles não são combatentes e servem em áreas ligadas a serviços profissionalizantes de informática ou outras áreas tão importante como qualquer outra, pois em nossa nação (Israel) a integração e a responsabilidade mutua é o que importa.