Domingo, 23 de fevereiro de 2025 • 25 Shevat 5785 • כ"ה שבט ה' תשפ"ה |
[Vídeo] O filme “O Rochedo e a Estrela” é um documentário que aborda a expansão do judaísmo em Pernambuco, no século 17. O filme enfoca principalmente o período holandês e como Mauricio de Nassau favoreceu a liberdade religiosa, o que permitiu a existência de uma comunidade judaica e a fundação, no Recife - Pernambuco, da primeira sinagoga das Américas, a Zur Israel.
O filme “O Rochedo e a Estrela” é um documentário que aborda a expansão do judaísmo em Pernambuco, no século 17. Dirigido pela cineasta pernambucana Katia Mesel, estreou na solenidade de encerramento do 15ª Cine PE Festival do Audiovisual no início de maio de 2011.
O filme enfoca principalmente o período holandês e como Mauricio de Nassau favoreceu a liberdade religiosa, o que permitiu a existência de uma comunidade judaica e a fundação no Recife da primeira sinagoga das Américas, a Zur Israel.
Narra também como a expulsão de holandeses e judeus em 1654 culminou com a fundação da primeira colônia judaica da América do Norte, em Nova Amsterdã (Nova York), por judeus que tiveram que deixar Pernambuco.
Mostra ainda a grande mistura étnica nordestina, que junta portugueses, africanos, índios, judeus, holandeses.
O documentário fala sobre a primeira colônia judaica das Américas, localizada no Recife, e que teria dado origem à comunidade judaica de Nova York.
O documentário foi captado em vídeo digital e será finalizado em 35mm. Com 30 entrevistados na Europa, Estados Unidos, Caribe e Brasil, O Rochedo e a Estrela teve início de produção como um filme de ficção de grande orçamento, mas foi readaptado para o formato documentário. O filme já possui numa versão reduzida, de 30 minutos, que foi apresentada em Nova Iorque (setembro de 2004) durante os festejos dos 350 anos da presença judaica na cidade de New York .
[ Fonte: Fierj & Conib, You Tube trailer oficial 05/2011]