Segunda, 24 de fevereiro de 2025 • 26 Shevat 5785 • כ"ו שבט ה' תשפ"ה |
Sexta-feira treze. Muitos tem a supertição e acreditam que um sexta-feira que coincide com o dia 13 de um determinado mês é um dia propício para o azar e deve-se tomar cuidado redobrado neste dia. Apontamos aqui algumas observações Judaicas sobre o tema.
Observações Judaica
1) Dizem nossos Livros. "Ein Mazal Leisrael", ou seja, "Sorte / Azar" não recaem sobre o povo Judeu. Apesar de que acreditamos que existam estes conceitos de sorte, azar, zodiaco, estrelas, horoscopo etc, eles não recaem sobre as pessoas do povo Judeu. Um exemplo famoso é a história da filha de Rabi Akiva onde os Astrologos diziam que morreriam no dia de seu casamento e por consequencia a uma Mitsvá que ela fez, acordou com uma cobra morta ao seu lado, vivendo uma vida plena e douradoura. Outro exemplo, os Astrologos e Magos do Faraó durante o Exodo do Povo Judeu do Egito disseram estar escrito nas estrelas sobre a morte do povo Judeu, quando na verdade o sangue que viram refletia ao sangue do Brit Milá, da Circuncisão.
2) O calendário Judaico e gregoriano são diferente. Ou seja, se 13 de maio de 2011 que é uma sexta-feira, em realidade esta sexta-feira é dia 09 de Iyar.
Algumas Origens da Superstição do Dia do Azar (crença popular)
3) Uma das principais versões sobre a origem da superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, uma sexta-feira. Nesse dia, a Ordem dos Templários, uma das mais poderosas da Cristandade na época, foi declarada ilegal e acusada de heresia pelo rei Filipe IV de França. Seus integrantes foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
4) Paraskavedekatriaphobia, expressão grega antiga, deriva da reunião das palavras fobia, sexta-feira e treze, designa o medo da data.
5) Um filme de Terror com o nome sexta-feira 13 que fez grande sucesso entre fãns contribuiu para a firmação da "superstição".
O Número 13 no Judaísmo - A princípio, o número 13 é um número bastante positivo no Judaísmo.
6) A Guimátria (valor número das palavras hebraicas) para o número 13 coincidem com ECHAD (um, unicidade de D'us) e com a palavra AHAVÁ (amor).
7) 13 são os Atributos da Fé Judaica enumeradas da Torá por Maimonides - O Rambam (são as crenças mínimas que todo o integrante da Comunidade Judaica deve ter).
8) 13 é a idade do Bar Mitsvá, a idade em que o menino já tem conciencia e responsabilidade para com os seus atos e para o cumprimento das Mitsvot. As meninas que por natureza "amadurecem" mais cedo, comemoram a sua maioridade religiosa em seu Bat - Mitsvá aos 12 anos de idade.
Contribua com este artigo - escreva para info@koshermap.com.br e envia observações adicionais.