Domingo, 23 de fevereiro de 2025 • 25 Shevat 5785  • כ"ה שבט  ה' תשפ"ה

This item has pictures for men.

JORNAL FOLHA - Sobre a Imagem do Líder Palestino Yasser Arafat no Metro Marechal Deodoro de Higienópolis - São Paulo

Print  PDF

JORNAL FOLHA - Sobre a Imagem do Líder Palestino Yasser Arafat no Metro Marechal Deodoro de Higienópolis - São Paulo

Conheça o artigo da FOLHA (20/11/2011) que gerou polêmica nos fóruns e mídias sociais e que na velocidade da internet rapidamente foi copiado se alastrando por diversos sites e blogs gerando polêmica em comentários com repercussão internacional.


20/11/2011 - 09h52
Imagem de líder palestino no metrô de SP incomoda judeus
por ROGÉRIO PAGNAN DE SÃO PAULO


Parte dos judeus da região central de São Paulo diz estar "bastante incomodada" com o resultado da restauração dos painéis da estação Marechal Deodoro do metrô.

O principal motivo, segundo ela, é a inclusão e destaque dado à imagem do líder palestino Yasser Arafat (1929-2004) em meio aos rostos que compõem o painel sobre a "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão".

"Apesar de querer defender o direito de seu povo, ele o fez de maneira totalmente contrária aos direitos humanos. Fez com terrorismo" diz o médico Alexandre Matone.

"Parece perseguição proposital. Colocar essa imagem logo num bairro judaico? O metrô deveria se prestar a promover um bom transporte público e não para importar guerras", completa.

[ FOTO: de Diego Shuda/Folhapress -  Desenho do líder palestino Asser Arafat no metrô Marechal Deodoro, em São Paulo - 11/2011 ]


A restauração foi concluída em outubro passado pelo artista plástico Gontran Guanaes Netto, 78, o mesmo que pintou sete painéis em 1989. Ele disse ter incluído o rosto de Arafat por ser favorável à causa palestina.

Além de rostos de anônimos, Gontran já havia colocado figuras históricas como o brasileiro Carlos Marighella (1911-69), a alemã Olga Benário (1908-42) e o chileno Salvador Allende (1908-73).

'HOMENAGEM JUSTA'

O vice-presidente executivo da Federação Israelita do Estado, Ricardo Berkiensztat, disse considerar "infeliz" a ideia de colocar a imagem para representar os direitos humanos. Uma incoerência.

"Acho que há pessoas muito identificadas com direitos humanos. A história dele está envolvida na morte de muitos, a maioria é de civis inocentes", complementa.

Berkiensztat diz que vai pedir uma explicação ao metrô sobre o assunto, para entender os motivos dessa escolha, mas que não vê uma afronta à comunidade judaica. "Se fosse Adolf Hitler [1889-1945], aí sim seria uma afronta e teria uma atitude mais radical da nossa parte", afirma.

Para o xeque Jihad Hassan Hammadeh, da União Nacional das Entidades Islâmicas no Brasil, a escolha de Arafat para compor o painel é uma homenagem justa porque ele recebeu o prêmio Nobel da Paz, em 1994."Eles (judeus) podem reclamar, mas podem não cercear o artista."

"Arafat deu o primeiro passo para a paz. Cumprimentou o presidente israelita. Parte dos judeus tem boa imagem dele", diz. O Metrô informou não ter recebido queixas.

--

Nos diversus fóruns e mídias sociais, como facebook, twitter e outros fortes debates foram gerados em detrimento deste assunto, muitas vezes com comentários perjorativos e que não agregam com a preservação da paz e harmonia.


Comentários de leitores da Folha em: http://comentarios.folha.com.br/comentarios?sr=901&comment=270461&skin=folhaonline&done=http%3A%2F%2Fcomentarios.folha.com.br%2Fcomentarios%3Fcomment%3D270461%26skin%3Dfolhaonline%26a%3D4255161


[ Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1009268-imagem-de-lider-palestino-no-metro-de-sp-incomoda-judeus.shtml em 20/11/2011 ]




click image to enlarge

Comentários

Para comentar, você deve estar registrado em Login

Não há comentários aprovados até o momento

Avaliação

  Be the first to rate!

Recomende a um amigo
Bookmark and Share